quarta-feira, 19 de março de 2008

Páscoa na minha terra...


"O compasso já anda na rua! Vizinhos e amigos apressam-se a desejar as "Boas Festas" ao dono e ao pessoal das casas: Boas Festas alegres / Corporais e espirituais / Ressuscitou Nosso Senhor / Aleluia … Aleluia …Atapetam-se as ruas e os caminhos de palmas, espadanas e flores. E aquela amálgama de gente corre, de casa em casa, não esquecendo um vizinho, pobre ou rico, um amigo. É um reboliço! Há risadas e gritos, "trocas" de conversados. Beijos e abraços. Alguns mesmo, já não cabem na "sala grande" e espalham-se por outros compartimentos. A dona da casa aflita, já não sabe a quem atender, se ao rapazio que mexe em tudo, se aos amigos e familiares que, por tradição, ali vão beijar a Cruz. Quando chega o compasso é o Pároco que saúda todos os presentes dizendo: "Paz a esta casa e a todos os seus habitantes, Aleluia", enquanto asperge com água benta a "sala grande" onde, por hábito, está colocada a "mesa".
Depois, o mordomo dá a cruz a beijar ao dono que, depois de beijar a cruz, a dá a beijar aos presentes. O dono da casa ou a pessoa mais velha convida, então, o senhor Abade a sentar-se um bocadinho (que a caminhada é grande), oferecendo-lhe da "mesa" onde nada falta, desde o arroz doce até ao "sortido", passando pelo vinho da última colheita que graças a Deus, era de estalar … até ao vinho "fino", gerupiga ou algum licor conventual. Entretanto, o mordomo deixou a cruz a descansar em cima da cama do casal.
As pessoas abeiram-se, ordeiramente, da mesa e tudo come sem cerimónia, distinguindo, no entanto, o dono da casa, o pessoal do "compasso" a quem, depois, entrega o "folar" do senhor Abade (actualmente dinheiro num sobrescrito fechado) e outras esmolas para as Almas e o Senhor, não esquecendo, também, o folar do rapazio da campainha e da caldeira...
Por vezes, também, são oferecidos "raminhos" que estão espetados em laranjas ou maçãs e que os mordomos levam para a Igreja Paroquial... Em casas mais pobres os folares do senhor Abade e do Mordomo (açúcar, arroz e ovos e para o rapaz da campainha a laranja cortada com uma moeda branca), são colocados numa cómoda, junto ao crucifixo. Se no lar tiver falecido alguém durante o ano é costume o pároco rezar um responso por alma do defunto.
Ao meio dia, compete ao Mordomo da Cruz, e noutras terras, ao Juíz, oferecer o "jantar" da Mordomia, por norma, um jantar de "substância", que varia, também, de aldeia para aldeia e que vai desde, os entreténs de boca - com orelheira, toucinho, chouriças da matança, bolinhos de bacalhau, bacalhau frito, broa e azeitonas, a que se seguem os filetes de pescada de Viana, a vitela assada, o sarapatel de cabrito, o pica no chão, para terminar na sopa de cozido e no cozido à minhota.. À sobremesa não pode faltar o bate (pão de ló), o leite de creme queimado, o arroz doce, a aletria, os bolos brancos (de gema), os rosquilhos, os beijinhos de Páscoa, as amêndoas, os rebuçados da Paixão. O vinho é de pipa, fazendo gala o Mordomo que seja o melhor da adega." in Região de Turismo do Alto Minho

7 comentários:

Carolina disse...

E agora por sarapatel, Laura, hoje fomos novamente à Taberna. Mas que ensopado de borrego!!!...Hum...UM delício!
bjhs e BOA PÁSCOA!

Anônimo disse...

Uma boa Páscoa para todos com um beijinho.Na tua terra deve de ser muito bonito.

lami disse...

Pelos vistos os pratos que têm sido experimentados aprovaram. Temos de ir lá mais vezes.
Obrigada e Boa Páscoa para todos, eu vou até ao Minho, mais própriamente Barcelos e Viana onde a Páscoa é das maiores festas do calendário.

Jelicopedres disse...

Tradições que ainda se vão mantendo em alguns locais no nosso país Laura.
Era dia de Festa, sempre que se repetia o compasso, e recebíamos em nossas casas as Boas Festas.
Boa Páscoa para vós também.
Já agora, não querem passar por aqui?
Um beijinho da Teresinha e um abraço do Carlos para todos.

Anônimo disse...

Muito bonita deve ser essa tua terra, e ainda com essa linda tradição, uma feliz Páscoa para ti e todos os teus, bjhs.

O céu da Céu disse...

Fizeste falta na nossa caminhada...mas com festas como a que descreves,ficas perdoada.Andámos mais de 35 km...6 horas e 45 minutos...depois o convívio, o almoço.Bela Páscoa!beij.

lami disse...

Céu pensamos na vossa caminhada mas desta vez a nossa foi longa mas em 4 rodas!
Para a pr+xima, lá estaremos. Bjs