quarta-feira, 12 de março de 2008

Juromenha



As pedras estão lá,
Firmes ao longo dos séculos
Roídas e gastas
Esperam dias, anos
que os passos as afaguem…
Têm histórias terríveis para contar
Elas são a História!
Lutas, vitórias e reveses
Que contam e que viveram.
As pedras estão lá
Velhas, à espera de dias novos
Espelham-se na água, altivas
A seus pés a planura é larga
O céu desce sobre a pedra
E o azul envolve a muralha enorme
As pedras renascem no meio das águas
dum sono profundo e sem fim!
Texto e fotos de Laura

9 comentários:

Carolina disse...

E pode-se saber onde pertencem estas pedras. Fico sempre curiosa com estes vestígios do Passado!
Aguardo resposta!...(sem pressas...)
;)))

O céu da Céu disse...

Fui pesquisar.A Fortaleza de Juromenha fica no Concelho de Alandroal,Distrito de Évora.Beijando o rio Guadiana, serviu de sentinela às investidas espanholas...e que bem a nossa Laurinha sabe,através da poesia,transmitir-nos o desejo de pisar essas PEDRAS.BJ

Anônimo disse...

Lindas fotos por acaso não conheço mas deve de ser lindo, um beijo e os versos são lindos.

Asas disse...

Ao contrário, seria: Juromenha, Moura, Serpa!!!
Lembrei-me Laura que, tínhamos de saber tudo isto, de trás para a frente.
E da frente para trás!!!
As tuas palavras, são também uma fotografia!
:)

Jelicopedres disse...

Laura, fui ao Canto das Letras (blog), eliminar um vírus que estava na postagem. Daí que, tenha ficado como, asas.
Repara que, também tens um vírus aqui, não abras, elimina. Mas primeiro reporta Spam na tua conta gmail.
Beijinho teresinha

lami disse...

Obrigada Teresinha mas não consigo eliminar.Tenho de ver como é.

lami disse...

Juromenha foi um dos castelos conquistados por Afonso Henriques no Alentejo, junto ao Guadiana.
è um lugar muito bonito com as águas do Alqueva a chegar lá e o castelo grande e com uma enorme muralha. Vai ser restaurado e aproveitado para um grande empreendimento turistico. Visitem, vale a pena!

Carolina disse...

POis bem me pareceu Jerumenha.
Conheço e gostei muito. Até sonhei com esse castelo. Fiz uma postagem sobre isso. Vou tentar descobri-la e actualizá-la no meu blog ou no Canto das Letras.
;)))

lami disse...

Carolina eu também costumava dizer sempre Jerumenha mas na verdade todas as placas indicam Juromenha. Eu penso que na História aprendi mesmo Jerumenha :))-