sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Castanha


A Castanha é rica em hidratos de carbono e possui um valor calórico a rondar os 350 Kcal/100g. Isenta de colesterol, contém elementos minerais como o potássio, fósforo, cálcio e magnésio muito bem representados e valores importantes de oligoelementos como o cobre e manganês. Também os aminoácidos e as fibras são componentes importantes na castanha.
A castanha é um alimento que apresenta características bioquímicas muito interessantes para a dieta alimentar. A nível gustativo, os aromas, a textura, os taninos, variam com as cultivares, mas de um modo geral são muito apreciadas em natureza ou transformadas.

6 comentários:

Jelicopedres disse...

Tantas calorias assim?!!!
Já estava para desistir, mas, assim que acabei de ler mudei de ideias.
Que venham então as castanhas! Quentes e boas!

Carolina disse...

No meu bolso guardei
meia dúzia de castanhas
de tão quentes que estão
ainda queimo a minha mão...

Vou dá-las ao pai
vou dá-las à mãe
castanhas quentinhas
que sabem tão bem...

(Cantiguinha infantil que ensinávamos aos alunos. Lembras-te Laurita?)

Anônimo disse...

Eu gosto imenso de castanhas, mas a mim faz muito mal, mas come umas poucas, um bom fim de semana, e como muitas castanhas, um grande beijo.

lami disse...

Lembro-me muito bem da canção infantil, Carolina. Cantávamos sempre nos magustos com os meninos.
As castanhas não são assim tão clóricas, o pior é que nós não comemos só as "castanhitas". Mas são ricas em sais minerais e hidratos de carbono. Comam que são sempre um bom alimento!

Anônimo disse...

Eu gosto muito de castanhas !
Mas já estou como a Zé, fazem-me muito mal fico sempre cheia de asia, mas quem as possa comer faz muito bem, bjs.

cristina disse...

adoro castanhas, mas quando como fico mal da barriga. conhecem algo para minimizar esse desconforto?