segunda-feira, 18 de junho de 2007

Senhora da Franqueira

A bonita imagem de Nossa Senhora da Franqueira.


Perto de Barcelos fica o Monte da Franqueira com o Santuário, lugar de peregrinação e um ponto de visita turística donde se avista todo o lindo vale em redor até ao mar de Esposende ...

9 comentários:

Carolina disse...

Nunca tinha ouvido falar! Deve ser mt bonito!

lami disse...

Um lugar muito bonito onde eu ia tantas vezes na minha infância!

Jelicopedres disse...

É isso mesmo Laura!
Só que como não é muito conhecida, eu, fiquei...(a ver navios).
Agora sim estou esclarecida!
Vale realmente a pena, ir até lá, nem que seja de propósito!

Anônimo disse...

Por acaso não conhecia esse lugar já fui a Barcelos mas ai não, deve de ser muito bonito, um beijo.

Anônimo disse...

Gostei muito de ver esta foto !!!
Não sabia que em Barcelas, havia este Santuário, quando passar por aqueles lados quer ir conhecer deve ser muito bonito, bj.

Anônimo disse...

Pesso desculpa, queria dizer Barcelos...

O céu da Céu disse...

Mais um local para eu visitar em Setembro...uma semana no Minho ninguém nos tira...

António Gil disse...

Olá, Laura. Nunca tinha ouvido falar desta Santa e fui pesquisar. Depois fiquei com dúvidas. Aquilo que refere como Santuário será a Ermida de Nª Senhora da Franqueira? Veja a propósito:

ERMIDA DA SENHORA DA FRANQUEIRA / Miradouro

Localizada no Monte da Franqueira, na freguesia de Pereira, a sua fundação é atribuída a Egas Moniz. Na cabeceira da capela são ainda visíveis elementos românicos, testemunhando a sua origem longínqua. Todavia, o frontispício é setecentista e a torre a este adossada é do Século XVIII. O seu interior é simples e sóbrio, destacando-se o altar de jaspe oferecido pelo Conde de Barcelos que o trouxe de Ceuta em 1415.

Quanto à imagem da Santa ela está na Igreja Matriz de Barcelos, onde até existem duas, a saber:

IGREJA MATRIZ DE BARCELOS.

Barcelos

A sua construção deve-se a D. Pedro, 3º conde de Barcelos, entre 1325 e 1328, estando as suas armas patentes nas arquivoltas do portal principal. No entanto as obras continuaram pelo menos até 1382. Foi o 9º conde, D. Fernando, que conseguiu que o arcebispo de Braga instituísse a Colegiada de Barcelos, em 1464. Foi ampliada no séc. XV e XVI e, posteriormente, no séc. XVIII. A frontaria, bastante transformada ao longo dos séculos, resulta, na sua parte superior, de um restauro recente, quando lhe foi acrescentada a rosácea e a torre sineira, mantendo o seu portal gótico, que contém ainda alguns motivos românicos.
No interior duas imagens da padroeira, N. Sr.ª da Assunção, sendo a mais recente do séc. XVIII. A imagem da Sr.ª da Franqueira, coroada e com o Menino ao colo, em madeira, obra gótica de meados do séc. XV. Outra Senhora de pedra ançã, com véu na cabeça e corpo sinuoso, data do séc. XIV, embora o Menino que tem ao colo seja posterior. O órgão data do séc. XVIII, assim como os azulejos que cobrem as paredes

Espero não ter feito confusão e penso que fiquei mais esclarecido. Sem dúvida são locais a visitar.

lami disse...

É sim Gil, precisamente.
È considerado santuário porque há devoção popular e todos os anos peregrinação.